Projetando um ambiente inovador


Nesses últimos anos em que trabalhei e convivi com muitas startups, consegui identificar alguns pontos em comum que criam um ambiente de inovação. A seguir, fiz uma lista de ações necessárias para gerar uma cultura inovadora dentro de uma organização.

Tenha pessoas dispostas a serem a mudança

São as pessoas que executam e constroem os valores das empresas. É fundamental ter o material humano certo para o seu negócio; não apenas indivíduos brilhantes, mas aqueles que querem fazer dar certo e têm o desejo por mudança – ou, como dizemos bastante aqui na Hekima, é necessário ter brilho nos olhos e sede de mudança.

Dê poder às pontas

Diferentemente do que muitos pensam, a inovação não está centrada em apenas uma figura. As decisões inovadoras acontecem em todos os lugares, e são feitas principalmente por quem está envolvido nos problemas do dia a dia. Por isso, é muito importante que todos tenham poder de decisão e liberdade para inovar.

Aceite que errar não é errado

É fundamental tratar o erro como uma fase do processo. Ele não deve ser seguido de punição; pelo contrário, deve-se aprender com a experiência. É necessário que o erro seja analisado, aprendido e corrigido para que não se repita e, mais importante, esse aprendizado deve ser compartilhado para que outras pessoas não o cometam. As pessoas envolvidas precisam ter liberdade para experimentar. As duas frases que mais escutamos aqui na Hekima são: “Não se aponta dedo para quem errou” e “A culpa é do processo”.

Crie um processo sistemático

Inovação não é algo que ocorre da noite para o dia. É necessário criar processos que promovam o momento de pensar, de olhar para o mundo além do ambiente interno.

Temos várias metodologias de incentivo à inovação e à criação de pequenos projetos. Dos famosos 20% de tempo livre dedicados a novos projetos, amplamente divulgado pelo Google, a rodadas de hack days e de design thinking.

Compartilhe conhecimento e debata ideias

Para que haja um melhor aproveitamento das ideias, é necessário estar por dentro de tudo que acontece pelo mundo. Contudo, com a quantidade de informação existente hoje, não é possível dominar as novidades de todas as áreas.

Por isso, é importante criar formas de os diferentes segmentos da empresa compartilharem conhecimentos e conteúdos relevantes. Além dos benefícios claros do compartilhamento, é um momento para debater ideias e discutir tendências mundiais, o que nos ajuda a enxergar os possibilidades e caminhos de convergência entre diferentes áreas ao redor do planeta.

Não se acomode

Esse é um dos pontos mais difíceis, pois é contra a natureza do nosso ser. Fomos “programados” para nos acomodar. Portanto, é necessário criar métodos para que isso não aconteça.

Existem diversos processos de incentivo e métodos para criar o ambiente de desconforto, mas mesmo essas estratégias não cobrem todos os casos. Por isso, o mais importante é sempre questionar como o mundo funciona e não aceitá-lo apenas porque sempre “rodou” assim.

Não existem fórmulas secretas nem mesmo um guia a ser seguido; contudo, criar o ambiente certo ajuda a gerar a inovação.

Tags: inovação, empreendedorismo, and intra-empreendedor

Related Posts

Brincando com dados: Prevendo ganhadores do Oscar de 2017

No último post post analisamos as features do Rotten Tomatoes. Agora, vamos juntar todas as features relativas as principais premiações com as geradas utilizando os valores do Rotten Tomatoes e tentar prever quais serão os ganhadores dos Oscar de “Melhor Filme”, “Melhor Atriz” e “Melhor Ator”.

Brincando com dados: Análise do Oscar - Rotten Tomatoes

Finalmente chegamos àquela época do ano. Podemos chamá-la de “carnaval dos cinéfilos”, ou simplesmente de “aquela época em sabemos que a Meryl Streep será indicada”. A época das premiações mais importantes do mundo do cinema. Então vamos aproveitar essa época e fazer uma análise sobre as notas no Rotten Tomatoes dos indicados ao Oscar de melhor filme.

Prevendo evasão (churning) usando scikit-learn

Prevendo evasão de clientes em python utilizando scikit-learn.

Análise de sobrevivência (Survival Analysis)

Pequeno estudo sobre Análise de sobreviência que é um ramo da estatística que analisa tempos até ao acontecimento de determinado evento.

Brincando com dados: Descobrindo tópicos em livros com LDA

Brincando com dados: Vencedores do Oscar Parte 2

Na parte 2 vamos analisar os dados dos indicados ao prêmio de melhor filme dos últimos 15 anos e tentar prever o ganhador do ano de 2016.

Brincando com dados: Vencedores do Oscar Parte 1

O objetivo desses posts intitulados "Brincando com os dados" é dar exemplos de como importar, limpar e analisar dados. Nesse primeiro exemplo iremos importar no MongoDB os dados do IMDb dos filmes indicados a categoria de melhor filme do Oscar.

Gladiator Features

The manual task that became a script. The script that became a feature. The feature that defined a product.